Cerca de 50% dos adultos brasileiros não possuem o costume de ler, o que impacta negativamente na capacidade das crianças em se interessarem pela leitura e no seu desenvolvimento acadêmico e linguístico. No Brasil, a cultura da leitura está em declínio, com quase metade da população acima de 5 anos de idade admitindo nunca ter lido um livro completo, o que corresponde a aproximadamente 93 milhões de pessoas.
Portanto, é crucial estimular o interesse das crianças pelo mundo da leitura e cultivar o hábito saudável de explorar histórias através dos livros, o que contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo. Aqui estão algumas práticas que podem incentivar seus filhos:
Contar histórias para as crianças, lendo em voz alta, ajuda a despertar o interesse delas pela leitura, além de estimular a imaginação e a compreensão de narrativas.
Pedir às crianças para criarem suas próprias histórias, com começo, meio e fim, é uma forma de exercitar a criatividade, a habilidade de estruturar uma narrativa e desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.
Presentear as crianças com livros, gibis e outros títulos e incentivá-las a contar as histórias que aprenderam é uma maneira de valorizar a leitura como um presente especial, além de promover a prática da narração e o compartilhamento das experiências literárias.
Fonte: g1.globo.com