Os pequenos amam joguinhos de celular, mas é muito importante valorizar os jogos educativos que ajudem na construção intelectual e motora do seu pequeno.
Vale ressaltar que o tempo de tela deve ser controlado, como também seguir os limites de tempo por idade recomendados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Menores de 2 anos: evitar ao máximo qualquer tipo de contato com as telas, até mesmo de maneira passiva (como assistindo a um vídeo). Entre 2 e 5 anos: máximo de 1 hora, sempre com supervisão. Entre 6 e 10 anos: máximo de 1 a 2 horas por dia, também com a presença de um adulto.
Também é importante que essas telas sejam usadas em momento propício, ou seja, fora das horas das refeições. E nada de gadgets antes de dormir. Na hora de escolher o joguinho é importante que ele seja testado antes pelo adulto, como também não jogar aqueles que tenham interação, como bate-papo com estranhos. Escolha jogos dentro da classificação indicativa e que tenham desafios para as crianças.
Algumas sugestões:
Math Land: Jogo de matemática com as quatro operações. É gratuito e está disponível para Android e iOS. A idade recomendada é de 6 a 8 anos.
Ludo Educativo: Site com jogos educativos gratuitos de todas as disciplinas. Tem matérias escolares como geografia e história, e assuntos gerais como higiene pessoal e cuidados com a saúde. Os jogos estão no site https://www.ludoeducativo.com.br/pt/ .
Escola Games: Portal de jogos de português, matemática, ciências, geografia, história e inglês. Há também atividades de quebra-cabeça e de memória, com filtro de dificuldade fácil, médio e difícil. O jogo pode ser acessado em https://www.escolagames.com.br/
Fonte: G1