As birras ocorrem em crianças pequenas devido às suas habilidades limitadas para lidar com frustrações de forma positiva, expressar suas necessidades e sentimentos com um vocabulário ainda restrito e regular suas emoções de forma adequada. Além disso, faz parte do processo de desenvolvimento da sua própria independência no qual elas precisam aprender a tomar decisões sobre certas coisas.
Para ajudar o seu filho a desenvolver essas capacidades, é importante brincar com ele, permitindo que escolha a brincadeira e dando-lhe toda a atenção. Isso fornecerá uma experiência positiva para ajudá-lo a se acalmar quando estiver com raiva.
Identifique os tipos de birra, por exemplo:
A birra emocional ocorre quando a criança está frustrada ou transbordando de emoções. A técnica é esperar até perceber uma mudança de tom para tristeza, oferecer conforto e compreensão, e depois seguir em frente.
A birra dramática é diferente, relacionada ao desejo da criança em obter algo. A melhor opção é não dizer nada, evitar contato visual e seguir para outro local. Depois, quando a criança se acalmar, explique a situação sem dar muita importância.
O cantinho da calma em casa é um espaço onde a criança pode se acalmar na sua companhia, com almofadas, música relaxante e “garrafas da calma”. Também pode fazer um espanta-espíritos com objetos simples em casa, que produz um som relaxante.
Quando ocorrem birras em locais públicos, tente se retirar para um local mais privado, como o banheiro ou o carro, para dar atenção ao seu filho sem se preocupar com as atenções externas.
As birras são comuns nas crianças pequenas pois é a forma delas lidarem com sentimentos complexos. É importante compreender o que a criança está vivendo e evitar situações que possam desencadear essas birras.
Fonte: portoeditora.pt