Compreendemos a importância da família na educação, no desenvolvimento e na aprendizagem de cada aluno. Nesse contexto, vamos explorar de forma mais abrangente o tema, destacando a relevância da família na educação de crianças e adolescentes. É no ambiente familiar que a criança desenvolve as suas primeiras impressões sobre o mundo, a afetividade, a solidariedade e os valores éticos. Embora a escola desempenhe um papel fundamental, é na família que a criança recebe as diretrizes do que é bom e ruim. Na infância, os pequenos buscam constantemente o olhar atento e a aprovação dos pais, espelhando-os em suas ações, visto que são seus referenciais. Portanto, devemos sempre refletir sobre a importância da família na educação. 

A presença familiar apresenta benefícios como: 

  • Maior segurança no início da vida escolar: Logo que as crianças iniciam suas atividades escolares, percebemos a importância da família na educação. O começo em uma escola de ensino infantil, embora seja um momento novo e estimulante, pode ser também intimidador para alguns alunos. O ambiente familiar desempenha o papel de ser seguro e, por meio da participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos, os professores podem normalizar as situações novas, orientando os filhos e ajudando nas atividades propostas pela escola. 

 

  • Influência no comportamento dos alunos: O papel da família na educação também se reflete no comportamento dos alunos. Quando escola e pais trabalham em conjunto, com diálogo transparente e cooperação, compartilhando a responsabilidade na educação e aprendizado, os professores observam melhorias profundas no comportamento e desenvolvimento dos alunos. 

 

Fonte: educandario.com.br