Nosso cérebro aprecia conforto e previsibilidade, levando algumas semanas para se adaptar a uma nova rotina. Portanto, manter uma rotina durante as férias é algo que merece atenção. 

Abaixo veja 3 dicas sobra a importância de manter essa rotina com sua criança: 

  • Melhor disposição para as atividades: Implementar uma nova rotina não é algo imediato. Estudos neurocientíficos indicam que nosso cérebro leva cerca de 21 dias para formar novos hábitos, explicando por que mudanças de rotina podem ser desafiadoras no começo. 

Ao alterar seus horários de acordar, dormir e comer, você está comunicando ao seu corpo que ele precisa se ajustar a uma nova rotina. Inicialmente, é mais comum sentir desconforto do que conforto. 

Por isso, o principal benefício de manter uma rotina durante as férias é garantir mais disposição para aproveitar o tempo livre. 

  • Ajuda a organizar melhor a programação: É necessário manter uma rotina rígida com as crianças durante as férias? Certamente, não. 

Uma sugestão é manter os horários de dormir e acordar. Isso ajuda a organizar o dia e facilita a programação das atividades. Quando você sabe que horas sua família acorda, é mais fácil planejar e aproveitar melhor as férias. Por exemplo, se todos acordam cedo, podem desfrutar de um passeio ao ar livre com mais tranquilidade e menos tumulto. 

  • Facilita a adaptação no retorno às aulas 

Mudar a rotina de sono durante as férias pode dificultar a adaptação quando as aulas recomeçarem. 

Por isso, embora um pouco de flexibilidade seja benéfica, não é bom abandonar a rotina completamente.  

Quando as férias acabam, muitas crianças que se afastaram da rotina de sono podem levar semanas para se readaptar aos horários escolares, o que pode prejudicar o desempenho acadêmico. 

Fonte: escolavitoria.org.br