No processo de aprendizagem na creche ou escola, os pequenos podem enfrentar dificuldades e, às vezes, os pais ou responsáveis não sabem como lidar com o momento difícil. É preciso encorajar a criança a não desanimar mesmo com as dificuldades, e é tarefa dos pais e responsáveis ajudar nessa tarefa, sendo importante o uso correto dos elogios.  

Pesquisadores da Universidade da Geórgia (EUA), em um estudo publicado na revista científica Child Development, concluíram que os comentários dos pais podem influenciar o rendimento em matemática de alunos do ensino fundamental I. Os resultados mostraram que o elogio centrado na pessoa até soa bem à primeira vista, mas, em última análise, é capaz de diminuir a motivação das crianças para enfrentar novas tarefas no futuro.  

Isso porque, quando se centra os elogios na criança, quando ela erra, o que é natural da vida, vem a sensação de impostura, de enganação e de que “não tem jeito para a coisa”. Por isso, além de dizer “Você é muito esperto”, diga: “Você se esforçou muito”; em vez de “Matemática não é o seu forte”, diga: “O que acha que fazer um esforço para melhorar numa próxima?” 

 

Fonte: Revista Crescer