O ser humano é sociável, e desde os primeiros anos da infância é comum as crianças terem amiguinhos. Naturalmente chega o momento de deixá-los dormir na casa de amigos, mas quando é o momento certo?
Não tem idade certa, mas acontece em geral a partir dos 5 anos, quando a criança já consegue fazer atividades sozinha. Dormir na casa do amigo abre horizontes para novos costumes, rotinas, valores e tradições, que é uma troca muito positiva de vivência. Até os 5 anos, os pais podem fazer a experiência de deixar o pequeno dormir na casa de parentes, como os avós e tios, e assim observar como foi o comportamento, pois algumas crianças não conseguem relaxar e dormir em camas e quartos diferentes.
São importantes o nível de confiança nos responsáveis do outro lar, a garantia de que o seu filho vai ser bem cuidado e a comunicação efetiva com os pais do amigo. Se o seu filho sentir vontade de voltar para casa, a família vai respeitar a vontade dele? E você, responsável, estará pronto para buscá-lo no meio da noite? Esses são pontos que devem ser muito bem avaliados antes de permitir que a criança vá.
Você permitiu que o seu pequeno vá dormir na casa do amiguinho. Agora, é hora de estabelecer regras, afinal ele está indo para uma casa que não é a dele. Ressalte que é importante ele obedecer às regras e normas da casa e dos pais do amiguinho, como também se adaptar à rotina da família, como a hora de dormir, acordar, comer etc. Reforce que o seu filho pode ligar para você a qualquer momento e que ele deve manifestar o seu desejo de falar com você. Por fim, na mala da criança, além de roupas e produtos de higiene pessoal, coloque algum objeto da própria casa, como um travesseiro ou um ursinho de pelúcia, para facilitar a estada no outro ambiente.
Fonte: Bebe.abril.com