O retorno às aulas pode ser um momento de grandes emoções para as crianças, gerando ansiedade e até insegurança. Mas não se preocupe, é possível ajudá-las a enfrentar essa fase com mais tranquilidade. 

  1. Sempre pergunte como a criança se sente:

O primeiro passo para saber como lidar com a ansiedade na volta às aulas é ouvir os “protagonistas” dessa história. 

  1. Explique como será a rotina: As crianças se sentem mais seguras quando sabem exatamente qual será o próximo passo que darão no dia. Portanto, tente comunicar a ele quais serão todos os passos, dias, horários, o que ele vai fazer e que horas irá para casa.

Assim, a ansiedade tende a diminuir. Isso porque ela não vai lidar com muitas surpresas ao longo do caminho. 

Perguntar como sua criança se sente é importante. Assim ele entenderá que você está ali com ele, passando segurança para o caso de ele querer desabafar. 

  1. Ajude sua criança a enumerar as coisas positivas da Creche

Para tentar amenizar ao menos um pouco a ansiedade, é bom ajudar a criança a elencar os pontos positivos de voltar à Creche. Entre eles, você pode citar que ela vai rever os amiguinhos. Ou então que irá brincar com muitas crianças da mesma idade, aprender muitas coisas legais e se divertir muito. Não se esqueça de salientar, também, que você estará sempre lá no final do dia aguardando a saída. Assim, ela se sente segura e mais confiante para voltar. 

Lembre-se sempre que os responsáveis são o porto seguro de suas crianças. Transmitir tranquilidade e calma nesse momento é fundamental para que os pequenos saibam que têm com quem contar. 

Também é importante ressaltar que você está sempre à disposição para ouvir, tendo atenção plena ao que a criança tem a dizer e sempre tentar ajudá-la a encontrar o ponto positivo de cada situação. Assim, você vai ajudar a criar adultos saudáveis e confiantes. 

Fonte: blog.playkids.com